Casa de Vidro

Galeria de Fotos

Considerada ícone da arquitetura moderna no Brasil, a Casa de Vidro foi o primeiro projeto construído da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. O loteamento da antiga Fazenda de Chá Muller Carioba, na região do Morumbi, em São Paulo foi o local escolhido para construção, iniciada entre 1950 e 1951.

A Casa de Vidro, residência do casal Lina Bo e Pietro Maria Bardi por mais de 40 anos, ganhou este nome por sua fachada imponente de vidro que parece flutuar sobre pilares.

O jardim da Casa de Vidro, que ocupa uma área de 7.000 m2, expressa o amor do casal pela riqueza natural brasileira. Cuidadosamente planejado e plantado pela própria Lina, a vegetação rasteira da época transformou-se em floresta particular, com trilhas decoradas com pedras e cacos de cerâmica.

Além de marco arquitetônico, a Casa de Vidro tornou-se ponto de encontro de artistas, arquitetos e intelectuais. Grandes nomes Max Bill, Steinberg, Gio Ponti, Calder, John Cage, Aldo van Eyck  e Glauber Rocha encontravam na residência do casal Bardi o espaço ideal para discussões culturais, ideológicas e sociais.

A Casa de Vidro constitui espaço de pesquisa e troca de ideias entre pesquisadores, profissionais e estudantes do Brasil e do exterior. Tombada pelo CONDEPHAAT em 1987, hoje abriga a sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi que tem como objetivo promover e divulgar a arquitetura, design, urbanismo e arte popular brasileira, mantendo vivo o pensamento e obra do casal no cenário cultural brasileiro.

 

CAROL SÁ VIEIRA

CAROL SÁ

Olá, meu nome é Ana Carolina Barcellos Vieira Sá, formada em Arquitetura e Urbanismo na Urcamp-Bagé em 2001. Nosso escritório possui como carro-chefe a arquitetura de interiores, com predileção por todas atividades ligadas a esta área, como iluminação (intimamente ligada), design de móveis, tecidos, revestimentos, paisagismo, entre outros. Cada projeto que assumimos é uma nova experiência, uma superação. Desenvolvemos o blog para que você fique sempre atualizado sobre nosso trabalho e tendências, espero que gostem!
Até mais!

/@CAROLSA_ARQUITETURA